CRONOLOGIA
19 de agosto – Aprovada em assembleia da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional (SAIN) a proposta de criação do IHGB, apresentada em sessão realizada no dia anterior pelo cônego Januário da Cunha Barbosa e o marechal Raimundo José da Cunha Matos.
21 de outubro – reunidos em Assembleia Geral, realizada em sala do Museu Nacional, sob a presidência do marechal Francisco Cordeiro da Silva Torres, os 27 sócios fundadores declararam fundado o IHGB e elegeram, para servirem interinamente, até a aprovação dos Estatutos: presidente, o Visconde de São Leopoldo; 1º Secretário – o cônego Januário da Cunha Barbosa, e 2º Secretário, o dr. Emílio Joaquim da Silva Maia.
1º de dezembro – Realização da primeira sessão ordinária do IHGB, que aprovou a proposta de oferecer ao imperador Pedro II o título de protetor da instituição.
5 de fevereiro – Doação de 16 livros e um manuscrito com os quais se iniciou a formação da coleção bibliográfica e arquivística do IHGB.
16 de fevereiro – Doação de cinco cartas geográficas que inauguraram a coleção cartográfica do IHGB.
19 de março – O imperador Pedro II aceita o título de Protetor do IHGB.
18 de maio. Lançamento do primeiro número da Revista do IHGB, a mais antiga publicação do gênero no mundo.
13 de julho – Marco fundamental da pesquisa histórica no Brasil, o IHGB solicita ao governo imperial e dele obtém a nomeação de um adido junto às legações do país na Espanha e Portugal, encarregado de copiar documentos de interesse para o conhecimento do passado brasileiro.
21 de outubro – Na sessão solene comemorativa do 2º aniversário do IHGB, o vice- residente em exercício Aureliano de Sousa e Oliveira Coutinho fez entrega ao Imperador e às princesas d.Januária e d. Francisca de exemplares em ouro e prata das medalhas cunhadas pelo artista Zeferino Ferrez.
10 de dezembro – O 1º Secretário cônego Januário da Cunha Barbosa, relata na Sessão Magna de aniversário do IHGB, que se iniciou a organização do museu do IHGB, convertido em seção pelo estatuto de 1851.
15 de dezembro – Sessão inaugural da nova sede, no antigo convento do Carmo, então anexo do Paço Imperial da Cidade, localizado na atual praça XV de Novembro.
3 de agosto – Sancionada pelo presidente João Café Filho a Lei Federal nº 2.554 que autorizou a cessão ao IHGB de terreno em que foi edificado o Silogeu, à avenida Augusto Severo, nº 4, com várias obrigações, entre elas a de atender ao recuo exigido pelos planos urbanísticos municipais. A escritura foi lavrada em janeiro de 1957 e aprovada pelo Tribunal de Contas.
16 de janeiro – Parte para o Ceará a Comissão Científica do Império organizada pelo IHGB com o objetivo de promover o estudo das províncias do Norte e Nordeste.
1º de março – Aprovada criação da categoria de sócios com o título de Presidentes Honorários do IHGB aos presidentes da República brasileira e a outros chefes de estado.
21 de outubro – O presidente da República Prudente de Moraes comparece à sessão magna de aniversário do IHGB.
11 de agosto – Inauguração da Exposição do Centenário da Imprensa Nacional, a primeira exposição realizada pelo IHGB.
21 de março – Depois de funcionar durante 64 anos no antigo convento do Carmo, o IHGB muda-se para o Silogeu Brasileiro, na avenida Augusto Severo, esquina com rua Teixeira de Freitas.
2 de outubro – Proferida em sessão pública a conferência inaugural do curso Aspectos Gerais do Brasil, precursor das atividades do IHGB de ensino sobre história e geografia do Brasil.
7 de setembro – Sessão solene inaugural do I Congresso de História Nacional, promovido pelo IHGB.
19 de março – O IHGB funda a Faculdade de Filosofia e Letras, com a implantação do curso de Filosofia e Letras e do Normal Superior.
8 de setembro – Inauguração do I Congresso Internacional de História das Américas, convocado pelo IHGB e reunindo representantes de 18 países, realizado no âmbito das comemorações do Centenário da Independência nacional.
27 de setembro – Abertura da reunião do Instituto Pan-Americano e Geografia e História, abrigada pelo IHGB.
21 de abril – Na inauguração do IV Congresso de História Nacional, o governo de Portugal outorga ao IHGB a Grã-Cruz da Ordem de Santigado da Espada.
13 de agosto – Inauguração do Congresso O Brasil no século XVIII, comemorativo da transferência da sede do governo-geral e do vice-rei do Estado do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro.
5 de julho – Inauguração do Edifício Pedro Calmon como sede própria do IHGB, construído em parcela do terreno do antigo Silogeu.
28 de outubro – Sessão de abertura do I Colóquio dos Institutos Históricos Estaduais,promovido pelo IHGB.
15 de outubro – Realização da sessão comemorativa do V Centenário do Descobrimento do Brasil de abertura do I Congresso da Associação das Academias Ibero-Americanas de História,organizado pelo IHGB.