Instrumento destinado à orientação dos usuários no conhecimento e utilização do acervo custodiado pelo Arquivo IHGB.
Características: instrumento genérico. Registra dados sobre a totalidade dos fundos/coleções existentes no IHGB.
O Guia apresentado consiste na adaptação das normas internacionais à realidade brasileira, incorporando preocupações que o Comitê de Normas de Descrição do Conselho Internacional de Arquivos (CDS/CIA) considerava importantes, porém, de foro nacional. O Guia de Fundos e Coleções foi elaborado com base nos elementos de descrição do Nível 1 da Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), reunindo as informações documentais dos fundos/coleções sob a guarda do Instituto.
Com o objetivo de otimizar as informações recuperadas e habilitar o pesquisador ao uso mais ágil dos instrumentos de pesquisa, divulgamos o Guia composto por uma versão reduzida da NOBRADE, com sete campos de descrição dos Fundos: Código de Referência (Código elaborado de acordo com a Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística – ISAD(G), destinado a identificar qualquer unidade de descrição.); Título: Fundo/Coleção (Conjunto de documentos de uma mesma proveniência. Termo que equivale a arquivo/ conjunto de documentos com características comuns, reunidos intencionalmente); Data(s) (Elemento de identificação cronológica, em que são indicadas as datas do início e do término do período abrangido por uma unidade de descrição); Dimensão/Suporte (mensuração e quantificação do acervo tendo por base o Gênero Documental); Âmbito e Conteúdo (contexto histórico e geográfico e tipologia documental, assunto e estrutura da informação); Notas sobre Conservação (informações sobre o estado de conservação); e Instrumentos de Pesquisa (registro da existência de instrumentos de recuperação da informação, publicados ou não e/ou eletrônicos).
A construção desse guia foi realizada através das informações de cada fundos/coleções encontradas no arquivo. As fontes utilizadas foram os registros de procedência dos documentos na instituição e as listagens de controle de entrada da documentação elaborada pela equipe técnica ao longo dos anos, compondo os documentos administrativos do Arquivo. No ano de 2024, com a mudança do site para o novo portal, nos foi apresentado o desafio de disponibilizar aos pesquisadores todos os nossos instrumentos desenvolvidos e finalizados ao longo dos anos pelos arquivistas e estagiários, nas catalogações realizadas no Arquivo do IHGB.
Para a melhor e eficiente navegação por esses instrumentos, orientamos que o “guia de fundos” seja o cartão de visita do acervo, para o início da consulta. O guia pode ser acessado linha a linha percorrendo cada fundo/coleção ou através do campo de pesquisa abaixo do título, na segunda linha a direita. Para a consulta dos instrumentos, na última coluna “instrumentos de pesquisa”, constam os atalhos para visualização dos instrumentos que podem ser:
- Inventário analíticos ou sumários produzidos através da catalogação dos documentos no formato Word, com objetivo de sua publicação em formato e-book para o antigo site. Estes instrumentos estão disponíveis e pesquisáveis no portal, através do campo pesquisar e/ou nas teclas Ctrl+F.
- Inventários analíticos produzidos através da catalogação dos documentos no formato Excel, que foram extraídos do sistema Caribe, base de dados que utilizamos atualmente para pesquisa dos cadastros realizados no passado, hoje essa base não é mais atualizada para alimentação de dados, Estes instrumentos estão disponíveis e pesquisáveis no portal, através do campo pesquisar e/ou nas teclas Ctrl+F.
- Listagens de entrada de documentos no arquivo. Essas listagens, foram digitalizadas para tornar acessível ao pesquisador. Aparecerão na coluna de instrumentos, apenas com o nome do titular do fundo. Estas listagens não são pesquisáveis por se tratar de um arquivo de imagem.
Os fundos e coleções que não apresentarem nenhum instrumento de pesquisa associados na respectiva coluna, ainda não foram catalogados, portanto a pesquisa poderá ser realizada por assunto ou pelo nome do titular nas fichas catalográficas do fichário da Sala de Leitura Vieira Fazenda, através da visita presencial realizada por agendamento.
Para solicitação de agendamento e maiores informações, acesse: Pesquise