NOTICIÁRIO
O exercício de 2016 foi marcado por oito eventos de caráter científico:
O Congresso Internacional Cem Anos do Código Civil (1916-2016), com o apoio da CAPES, FCRB, IBHD, UERJ, Defensoria Publica da União e UNIFOR, que contou com a participação do Ministro Luiz Edson Fachin, do STF (maio), o Seminário Belém 400 anos, reunindo historiadores do Rio e de Belém (jul),o Seminário Comemorativo do Bicentenário de Varnhagen, com o apoio da FUNAG, do Instituto Martius-Staden e do Grupo de Pesquisa Redes de Poder e Relações Culturais da UERJ (out.) e o Seminário Comemorativo do Centenário da Aviação Naval Brasileira em parceria com a DPHDM e Marinha do Brasil (nov), todos seguidos de mostras com peças do acervo do IHGB, na Sala Barão do Rio Branco.
Foram também realizados três cursos: o de Paleografia, a cargo do consócio João Eurípedes Franklin Leal, pela 2ª. Vez (ago), o II Curso “Ao encontro da memória: reflexões em torno de uma História comum”, a cargo do consócio Miguel Correa Monteiro, da Academia Portuguesa da História, patrocinado pela consócia Maria Beltrão e o Curso Missão Artística Francesa – Significados com a coordenação acadêmica do sócio Julio Bandeira e o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro e o Institut Français –Brasil (nov).
CEPHAS – O MOTOR DO IHGB
A Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do IHGB – CEPHAS realizou, ao longo do ano, 25 sessões, sendo 22 ordinárias, com 41 comunicações, e 3 temáticas, versando sobre “O Centro Histórico do Rio Colonial e Republicano” (jul.), Minerva Brasiliense (nov) e “História e Música”, com apresentação de piano de Avelino Romero (nov).
{tab Corpo Social}
POSSES
O ano de 2016 marcou o início de mais um mandato da atual diretoria, presidida por Arno Wehling (mar.).
Tomaram posse, também, no Quadro Social, o correspondente Jose Jobson de Andrade Arruda (abr.) e os honorários Ismênia de Lima Martins (jun.) e D. Gregório Paixão (ago.).
OS LAUREADOS DO ANO
Três foram os laureados no corrente ano: Arno Wehling e Cláudio Aguiar (Comenda da Ordem do Padre José de Anchieta, da Academia Carioca de Letras), Maria Beltrão (Prêmio São Sebastião da Cultura, da Arquidiocese do Rio de Janeiro) e Guilherme Pereira das Neves (Título de Professor Honorário da Universidade de Coimbra).
OS QUE FORAM
Doze foram os desfalques sofridos no Quadro Social em 2016: os eméritos Walter Fernando Piazza (fev.), Luiz de Castro Souza (abr.) e João Hermes Pereira de Araújo (jun.); os titulares Paulo Werneck da Cruz (mai), Evaristo de Moraes Filho e Helio Leoncio Martins (jul.) e os correspondentes brasileiros Attico Villas-Boas da Motta (fev.) e Hildebrando Campestrini (nov); os honorários Luiz Felipe Lampreia (fev.) e Jarbas Passarinho (jun.) e os correspondentes estrangeiros Washington Ashwell (fev.), Thomas Skidmore (jun.) e Fernando Guedes (ago.). Em 2016 não houve eleições para o Quadro Social.
{tab Destaques}
LANÇAMENTOS NO IHGB
Sete tardes de autógrafos foram realizadas, em 2016, no IHGB: Rebeca Gontijo e Maria da Gloria de Oliveira (abr.), Sergio Eduardo Moreira Lima, Synesio Sampaio e Luiz Claudio Villafañe (jun.), Carlos Francisco Moura (ago),Sergio Eduardo Moreira Lima (out), Lucia Maria Paschoal Guimarães e Lúcia Bastos Pereira das Neves (out.), Museu Histórico Nacional (dez) e Vera Lucia Cabana de Andrade (dez).
DESTAQUES NA IMPRENSA
No ano de 2016, foram destaque na imprensa, recortados nesse Noticiário os sócios Armando de Senna Bittencourt (maio), Eduardo Silva (jul.), Arnaldo Niskier e Maria Beltrão (ago.).
Foram também destaques, neste Noticiário, Isa Adonias, por seu decanato no Divulgação Divulgação Fotografias: Ivanoé RETROSPECTIVA 2016 3 IHGB (jun.) e Marcos Almir Madeira, por seu centenário (set.).
PREMIAÇÃO DUPLA
Pela segunda vez, o IHGB foi distinguido com o registro de documentos de seu acervo no Programa Memória do Mundo da UNESCO – MoW Brasil. Desta feita com o conjunto “Pensar o Brasil: a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1839-2011)”, escolhido na reunião do Comitê Nacional de outubro. A entrega do certificado teve lugar no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em 6 de dezembro.
Também este ano o IHGB obteve a chancela do Comitê Internacional do referido Programa para o conjunto “A Guerra da Tríplice Aliança: representações cartográficas e iconográficas”, juntamente com os acertos da Argentina, Uruguai e Paraguai. Já anteriormente nominado no Programa Nacional. A solenidade de entrega do certificado ocorreu no auditório do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em 19 de outubro.
AMPLIAÇÃO DO ACERVO
O acervo do IHGB foi enriquecido pela doação de um retrato a óleo do 1º Barão de Ururaí, feita pela sócia Maria Beltrão, por coleções bibliográficas, nos campos de Genealogia e Heráldica, História do Direito e Instituições, e de Ciências Sociais, por Cenilde Loch Vieira da Cunha, Pedro Henrique de Miranda Rosa e Marilda Ciribelli, e pela aquisição, em leilões de diversas peças museológicas, destacando-se prato raso do serviço de gala do Palácio do Catete, onde figura o brasão de armas da República; flâmula comemorativa ao 4º centenário de São Paulo; xícara comemorativa ao 36º Congresso Eucarístico Internacional; buttons comemorativos às Olimpíadas e Paralimpíadas do Rio de Janeiro; bandeja em folha de flandres com as efígies do Dr. Washington Luís e do Dr. Antonio Prado Júnior e o sinete do Visconde de Sinimbu.