• Arquivo
  • Biblioteca
  • Hemeroteca
  • Mapoteca
  • Museu
  • Revista IHGB
Escolha o acervo em que deseja realizar sua busca através das abas abaixo. Pesquise por campos específicos da ficha catalográfica individualmente ou em conjunto. Argumentos definidos em mais de um campo funcionam como filtro acumulativo para os resultados.

Buscar todos os campos

Título

Código de Referência

Notação Orig.

Notação Final

Notação Provisória

Data Limite

Série

Produtor

Destinatário

Ambito e Conteúdo

Características Físicas

Local

Data

Nº Documentos

Nº Páginas

Idioma

Autenticidade

Condições Acesso

Condições Reprodução

Indexação

Onomástico

Topônimos

Hist. Administrativa/Biografia

Dimensão/Suporte

Notas de Conservação

Notas Gerais

Endereço

Especie

Cromia

Processo

Dimensões/Imagem

Microfilme/Negativo

Anexos

Buscar todos os campos

Título

Fundo

Código de Referência

Notação Orig.

Notação Final

Notação Provisória

Data Limite

Série

Produtor

Destinatário

Ambito e Conteúdo

Características Físicas

Local

Data

Nº Documentos

Nº Páginas

Idioma

Autenticidade

Condições Acesso

Condições Reprodução

Indexação

Onomástico

Topônimos

Hist. Administrativa/Biografia

Dimensão/Suporte

Notas de Conservação

Notas Gerais

Endereço

Especie

Cromia

Processo

Dimensões/Imagem

Microfilme/Negativo

Anexos

Escolha o acervo em que deseja realizar sua busca através das abas abaixo. Pesquise por campos específicos da ficha catalográfica individualmente ou em conjunto. Argumentos definidos em mais de um campo funcionam como filtro acumulativo para os resultados.

Buscar todos os campos

Título

Autor

Autor Secundário

Classificação

Idioma

ISBN

Edição

Local/Editor

Data de Publicação

Descrição Física

Título de Série

Notas Gerais

Descritores

Escolha o acervo em que deseja realizar sua busca através das abas abaixo. Pesquise por campos específicos da ficha catalográfica individualmente ou em conjunto. Argumentos definidos em mais de um campo funcionam como filtro acumulativo para os resultados.

Buscar todos os campos

Título

Indicação de Responsabilidade

Designação Numérica

Imprenta

Descrição Física

Série

Notas

Resumo

Forma Física Adicional

Assunto

Idioma

Periodicidade

ISSN

Situação

Aquisição

País

Coleção

Buscar todos os campos

Título

Autor Principal

Autor Secundário

Classificação

ISSN

Título Periódico

Imprenta

Data Publicação

Referências

Notas Gerais

Resumo

Citados

Assunto

Termos Livres

Coleção

Buscar todos os campos

Título

Autor Principal

Autor Secundário

Classificação

Idioma

ISSN

Título Periódico

Local/Editor

Data de Publicação

Referências

Notas Gerais

Resumo

Citados

Assunto

Termos Livres

Bibliografias

Escolha o acervo em que deseja realizar sua busca através das abas abaixo. Pesquise por campos específicos da ficha catalográfica individualmente ou em conjunto. Argumentos definidos em mais de um campo funcionam como filtro acumulativo para os resultados.

Buscar todos os campos

Título

Autor Principal

Autor Secundário

Dados Matemáticos

Imprenta

Data Publicação

Descrição Física

Notas

Resumo

Assunto

Termos Livres

Coleção

Classificação

Escolha o acervo em que deseja realizar sua busca através das abas abaixo. Pesquise por campos específicos da ficha catalográfica individualmente ou em conjunto. Argumentos definidos em mais de um campo funcionam como filtro acumulativo para os resultados.

Buscar todos os campos

Título

Termo

Data/Época

Autor

Material

Fabricação/Origem

Escolha o acervo em que deseja realizar sua busca através das abas abaixo. Pesquise por campos específicos da ficha catalográfica individualmente ou em conjunto. Argumentos definidos em mais de um campo funcionam como filtro acumulativo para os resultados.

Buscar todos os campos

Título

Número

Autor Principal

Autor Secundário

Título Periódico

Data de Publicação

Referências

Notas

Resumo

Assunto

Termos Livres

Museu

Ver Todo Acervo

A função principal do Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro está definida já no estatuto de 1838, que é a de recolher e organizar os materiais referente à História e a Geografia brasileiras. Foi criado em 1851, sendo seu primeiro diretor o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen, futuro Visconde de Porto Seguro.

Os objetos que constituem o núcleo original do museu são resultantes das expedições científicas como fragmentos humanos, minerais e animais, ruínas de monumentos, máscaras mortuárias e obras de arte além de documentos provenientes de arquivos públicos e privados.

Ao longo de mais de um século as aquisições, legados e doações de associados e de instituições enriqueceram a coleção com exemplares representativos dos diferentes momentos da história, tanto do Instituto quanto do Brasil.

O Museu do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, estende-se pelos espaços de sua sede, onde também se encontram peças de seu acervo.

Cada um desses objetos, através do seu valor simbólico, reflete um pouco da formação e do empenho do Instituto na preservação da Memória Nacional.

Índice Ficha Completa

Ficha Catalográfica

  • Termo Retrato (pintura)
  • Título D. João VI
  • Tema Brasil Colônia
  • Autor José Leandro de Carvalho (atribuição)
  • Localização Sala Imperial (11° andar do IHGB)
  • Material Tintas; tela; madeira (moldura)
  • Técnica Óleo sobre tela; entalhe
  • Estado de Conservação Ruim. Necessita de restauração.
Índice Ficha Completa

Ficha Catalográfica

  • Termo Retrato (pintura)
  • Título D. Pedro II
  • Tema Brasil Império [2° Reinado]
  • Data/Época 1873 (Séc. XIX)
  • Autor Truché
  • Localização Sala Imperial (11° andar do IHGB)
  • Assinada/Local Sim. Vide marcas/ inscrições.
  • Material Tintas; tela; madeira; folha de ouro (moldura)
  • Técnica Óleo sobre tela; entalhe; douramento
  • Estado de Conservação Ruim. Necessita de restauração.
  • Ref. Bibliográfica Revista do IHGB, T. 61, v. 98. pág. 664-665, 1898.
  • Restauração Revista do IHGB, T. 61, v. 98. pág. 664-665, 1898.
Índice Ficha Completa

Ficha Catalográfica

  • Termo Retrato (pintura)
  • Título D. Pedro I
  • Tema Brasil Império [1° Reinado]
  • Autor José Leandro de Carvalho (atribuição)
  • Localização Sala Imperial (11° andar do IHGB)
  • Material Tintas; tela; madeira (moldura)
  • Técnica Óleo sobre tela; entalhe
  • Estado de Conservação Ruim. Necessita de restauração.
Índice Ficha Completa

Ficha Catalográfica

  • Termo Retrato (pintura)
  • Título D. Pedro II
  • Tema Brasil Império [2° Reinado]
  • Data/Época Século XIX
  • Autor Cavalheiro Antônio de Almeida
  • Localização Sala Imperial (11° andar do IHGB)
  • Material Tintas; tela; madeira; folha de ouro (moldura)
  • Técnica Óleo sobre tela; entalhe; douramento
  • Estado de Conservação Ruim. Necessita de restauração.
Índice Ficha Completa

Ficha Catalográfica

  • Termo Retrato (pintura)
  • Título D. Pedro II
  • Tema Brasil Império [2° Reinado]
  • Data/Época Século XIX
  • Autor Poluceno da Silva Manuel (atribuição)
  • Localização Sala Imperial (11° andar do IHGB)
  • Assinada/Local Não.
  • Material Tintas; tela; madeira; folha de ouro (moldura)
  • Técnica Óleo sobre tela; entalhe; douramento
  • Estado de Conservação Ruim. Necessita de restauração.
Índice Ficha Completa

Ficha Catalográfica

  • Termo Retrato (Pintura)
  • Título Mameluca
  • Tema Tipos étnicos do Brasil-Colônia
  • Data/Época 1876 ou 1877/ Século XIX
  • Autor Niels Aagard Lutzen
  • Localização Ante Sala Salão Nobre (11° andar do IHGB)
  • Descrição Retrato de figura feminina, de pé, jovem, trajando túnica drapeada branca, com decote em "V" deixando ocolo à mostra, de mangas bufantes compridas e detalhe de bordado aparente na altura dos ombros. Cabelos castanhos encaracolados, encimados por teara com folhagens verdes e flores vermelhas e brancas, e, nas orelhas, brincos em pedras preciosas. Rosto ovalado, com feição serena, olhos castanhos abertos, nariz grosso e boca cerrada. Braço direito flexionado para cima, com os punhos enfeitados por colar de contas enrolados (simulando pulseiras), segurando, na mão espalmada, cesto devime com folhagens verdes e flores brancas, vermelhas e amarelas (segundo alguns autores, flores de maracujá e algo semelhante ao jasmim). No pescoço, colar composto aparentemente de bijuterias, imitando esmeraldas, rubis e pérolas. Braço esquerdo flexionado à frente, segurando com a mão a lateral da túnica, elevando parcialmente o traje. Pé direito posicionado em diagonal e mais à frente, onde se vê parte do tornozelo. Pés desalços. Chão representando terra, tendo, à esquerda da tela, vegetação em tom verde escuro, onde se vê um pé de mamona, e, à direita, vegetação exuberante composta por folhas e flores vermelhas e brancas; um caju vermelho; duas cobaias (porquinho da {CD}ndia), uma em tons acinzentados, marron e branco, e a outra marron. Destaca-se, ainda, à direita, grande cajueiro com dez cajus pendentes, sendo três vermelhos e o restante em tom amarelo, com suas respectivas sementes, e outros cajus em estágio inicial de maturação. Céu nublado, com nuvens em tom cinza. Ao fundo, paisagem em tom verde claro, apresentando planícia com arbustos e árvores, além de casario distante à esquerda da tela. Moldura em dourado ornada por motivos fitomorfos.
  • Assinada/Local Sim
  • Fabricação/Origem Dinamarca
  • Material Tintas; tela; madeira; folha de ouro (moldura)
  • Técnica Óleo sobre tela; policromia; douramento (moldura)
  • Estado de Conservação Regular. Necessita higienização e retirada de estrutura de papel com acidez no verso da tela.
  • Descrição Retrato de figura feminina, de pé, jovem, trajando túnica drapeada branca, com decote em "V" deixando ocolo à mostra, de mangas bufantes compridas e detalhe de bordado aparente na altura dos ombros. Cabelos castanhos encaracolados, encimados por teara com folhagens verdes e flores vermelhas e brancas, e, nas orelhas, brincos em pedras preciosas. Rosto ovalado, com feição serena, olhos castanhos abertos, nariz grosso e boca cerrada. Braço direito flexionado para cima, com os punhos enfeitados por colar de contas enrolados (simulando pulseiras), segurando, na mão espalmada, cesto devime com folhagens verdes e flores brancas, vermelhas e amarelas (segundo alguns autores, flores de maracujá e algo semelhante ao jasmim). No pescoço, colar composto aparentemente de bijuterias, imitando esmeraldas, rubis e pérolas. Braço esquerdo flexionado à frente, segurando com a mão a lateral da túnica, elevando parcialmente o traje. Pé direito posicionado em diagonal e mais à frente, onde se vê parte do tornozelo. Pés desalços. Chão representando terra, tendo, à esquerda da tela, vegetação em tom verde escuro, onde se vê um pé de mamona, e, à direita, vegetação exuberante composta por folhas e flores vermelhas e brancas; um caju vermelho; duas cobaias (porquinho da {CD}ndia), uma em tons acinzentados, marron e branco, e a outra marron. Destaca-se, ainda, à direita, grande cajueiro com dez cajus pendentes, sendo três vermelhos e o restante em tom amarelo, com suas respectivas sementes, e outros cajus em estágio inicial de maturação. Céu nublado, com nuvens em tom cinza. Ao fundo, paisagem em tom verde claro, apresentando planícia com arbustos e árvores, além de casario distante à esquerda da tela. Moldura em dourado ornada por motivos fitomorfos.
  • Ref. Bibliográfica ECKHOUT, Albert. Albert Eckout e seu tempo : Brasil holandês 1637-1644. Tradução Renata Olesen, São Paulo: MASP, 1991. 43p., il. colorida; ECKHOUT, Albert. Albert Eckout: pintor de Maurício de Nassau no Brasil : 1637/1644. Tradução Marina Cunha Brenner, prefácio Clarival do Prado Valladares, texto Luiz Emygdio de Mello Filho. Rio de Janeiro : Livroarte, 1981. 141p., il. colorida; LEITE, José Roberto Teixeira. A pintura no Brasil holandês. Rio de Janeiro : GRD, 1967, 124p., il. P&B
  • Restauração ECKHOUT, Albert. Albert Eckout e seu tempo : Brasil holandês 1637-1644. Tradução Renata Olesen, São Paulo: MASP, 1991. 43p., il. colorida; ECKHOUT, Albert. Albert Eckout: pintor de Maurício de Nassau no Brasil : 1637/1644. Tradução Marina Cunha Brenner, prefácio Clarival do Prado Valladares, texto Luiz Emygdio de Mello Filho. Rio de Janeiro : Livroarte, 1981. 141p., il. colorida; LEITE, José Roberto Teixeira. A pintura no Brasil holandês. Rio de Janeiro : GRD, 1967, 124p., il. P&B
  • Biografia/Autor A obra é de autoria de um pintor provavelmente dinamarquês, do século XIX, que realizou as cópias a pedido do Imperador D. Pedro II, não havendo nenhuma referência a Niels Aagard Lutzen em nenhuma documentação. Cabe ressaltar que inclusive a asinatura de Albert Eckhout também foi feita pelo copista em suas encomendas, totalizando 06 cópias

Revista IHGB

Buscar no Acervo

Category

Buscar todos os campos

Navegue no Acervo